Sé de Évora

Esta catedral medieval - a maior do país - encontra-se construída na parte mais alta da cidade de Évora, juntamente com outros monumentos bastante conhecidos, como o Templo de Diana, a uns passos da Sé.

Construída toda em granito, é marcada pela transição do estilo românico para o estilo gótico. No séc. XV e XVI sofreu algumas obras, onde foi construído o coro-alto, o púlpito, o batistério e o arco da Capela de Nossa Senhora da Piedade. Já no séc XVIII, é construída a Capela-Mor a mando de D. João V.

No exterior, ressalta o zimbório e a torre-lanterna do cruzeiro das naves, considerada o ex-libris deste monumento.

No interior, apresenta 3 imponentes naves. Na nave central destacamos o altar de N. Sra. do Anjo - todo em talha barroca -, o púlpito e o grandioso órgão de tubos. 

Aqui poderá ainda visitar o Museu de Arte Sacra, com um vasto espólio de paramentaria, pintura, escultura e ourivesaria. 

Também na nave central, podem admirar-se o púlpito e um lindíssimo órgão de tubos do período renascentista. Já nos Claustros góticos, podemos encontrar estátuas de vários Evangelistas, e a capela funerária onde se encontra o túmulo do Bispo D. Pedro e de alguns Arcebispos de Évora.