Santuário

O Santuário é uma Capela, no seu interior de forma elíptica, construída para ser um grande relicário, isto é, abrigar as relíquias da Comunidade.

A Sala é disposta harmoniosamente com doze pirâmides, três retábulos e oito painéis emoldurados de talha.

O retábulo principal, atrás do altar, foi construído para nele se disporem as relíquias mais importantes. Bustos-relicários em madeira, representando santos Bispos, Papas e Apóstolos e outros mártires estão dispostos em graciosas mísulas.

Encontram-se também pequenas urnas com relíquias. Numa delas está o crânio de um santo mártir, cujo nome era António, mas sem ligação com o conhecido Santo António.

Nos retábulos laterais, mais sóbrios, destaca-se uma urna contendo as relíquias de Santa Comba (superior) e a outra, em plano inferior, dos Santos Mártires de Marrocos.

Alguns relicários, encastoados em bustos, de quatro Papas e quatro Bispos, são figuras centrais dos respectivos painéis.

São doze altas pirâmides, a toda volta do Santuário. Cada pirâmide, nas faces visíveis, ostenta dezoito relíquias e os suportes das pirâmides mostram três relíquias, cada uma em sua face visível.

A iluminação da Capela é feita por janelões que difundem luz natural a todo conjunto.