Sala do Capítulo

Nesta Sala Capitular, os frades se reuniam em Assembleia para as decisões importantes da vida conventual.

É uma sala ampla, com abóboda do séc. XVI, de Boitaca, com bancos corridos lateralmente e com os respectivos espaldares: mobiliário simples e modesto a contrastar com o a Capela de S. Teotónio, que é rica na ornamentação e artisticamente cuidada. Autoria do Mestre coimbrão Tomé Velho (1582), foi destinada para receber o túmulo definitivo do Primeiro Prior do Mosteiro, falecido em 1162.

A Capela é de estilo renascentista e apresenta lateralmente as imagens dos Evangelistas - lado direito S. Marcos e S. Lucas e do lado esquerdo S. Mateus e S. João - e na frente do retábulo, destaca-se a imagem de madeira de São Teotónio, de tamanho natural. É também onde se encontra seu túmulo.

Na Imagem, S. Teotónio apresenta-se em com trajes monacais, segurando na mão direita o báculo e na esquerda o livro dos Evangelhos e tendo aos pés a mitra, simbolizando a renúncia, por humildade, à dignidade episcopal.

As cinco telas referem factos alusivos à vida e milagres do Santo Prior, como: a cura de D. Afonso Henriques e a de D. Mafalda; mais acima um frade vê S. Teotónio na glória e a morte do Santo; ao centro, o Calvário.

De um e outro lado, dois túmulos. O da direita é de D. João Teotónio, sobrinho de São Teotónio e seu sucessor no Priorado. Do outro lado está o túmulo de D. Telo.