Praia do Norte

Conhecida pelas suas ondas grandes, perfeitas e incríveis, a Praia do Norte encontra-se sob a influência do fenómeno "Canhão da Nazaré".

Trata-se de um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade.

O "Canhão da Nazaré" canaliza a ondulação do oceano Atlântico para a Praia do Norte, praticamente sem obstáculos, proporcionando a criação de ondas com um tamanho fora do normal em comparação com a restante costa portuguesa.

Uma dessas ondas, com cerca de 30 metros de altura, surfada pelo havaiano Garrett McNamara em novembro de 2011, foi galardoada com o prémio de "Maior onda de 2011" no âmbito dos Billabong XXL Global Big Wave Awards. 

A Praia do Norte não tem vigilância e possui um ambiente agreste e um pouco selvagem, com dunas que preservam a vegetação original. O mar, bravo e perigoso para nadar ou tomar banho, é muito apreciado pelos surfistas que aqui encontram ondas espetaculares. 

Saiba mais aqui.