Paços Duques Bragança | Guimarães

A apenas alguns paços do Castelo de Guimarães, poderá encontrar esta majestosa casa senhorial do séc. XV, considerada Património Nacional, foi mandada construir por D. Afonso - futuro Duque de Bragança, servindo de residência a si e à sua segunda esposa, D. Constança de Noronha. 

Este espaço fortificado, apresenta características arquitetónicas únicas, onde se destacam as suas chaminés cilíndricas que demonstram a influência da arquitetura senhorial da Europa Setentrional.

Das coleções existentes destaca-se: o conjunto de tapeçarias de Pastrana, pelo seu valioso contributo para a história dos Descobrimentos Portugueses; o núcleo de tapeçarias flamengas, notáveis pelos panejamentos e jogos de sombra; a mostra de mobiliário português do período pós-descobertas; a grande coleção de porcelanas da Companhia das Índias, e faianças portuguesas das principais fábricas da época; uma coleção de armamento do séc. XV a XIX.

Saiba mais em pduques.culturanorte.pt


Horários e outras informações

O Paço dos Duques de Bragança insere-se num complexo Monumental da qual faz parte, além do Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Monte Latito (Jardins).

Horário Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel

todos os dias das 10h às 18h. 

Última admissão: 17.30 h

Encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro. 


Como chegar


Se ainda não programou o seu roteiro até Guimarães, veja aqui como chegar à cidade.

Se chegar de carro, pode estacionar na rua Conde D. Henrique e parque de estacionamento do Largo da Mumadona (estacionamento pago) e Campo de S. Mamede, exceto às sextas-feiras (estacionamento gratuito).

Coordenadas GPS: 41º26'47'' N; 08º17'28'' 

Se chegar de autocarro pode visitar os principais monumentos a pé, a uma distância de 1,5km da estação de autocarros.

Se chegar de comboio, a estação fica a apenas 20min a pé do centro histórico, onde irá encontrar o Paços dos Duques de Bragança. Veja abaixo o percurso.