Paço Episcopal de Braga


O antigo  Paço Episcopal Bracarense, também referido como Paço Arquiepiscopal, encontra-se localizado em frente à Sé, no centro histórico de Braga.

O Paço começou a ser construído durante o século XIV, e foi ampliado durante os séculos XVII e XVIII. A adição de novos edifícios resultou num excecional e riquíssimo conjunto urbano multi-arquitetónico.

Atualmente, alberga a Reitoria da Universidade do Minho, bem como Salão Nobre desta mesma universidade, onde se realizam as cerimónias mais importantes da academia minhota e ainda Biblioteca Municipal de Braga, destaque para uma das salas, onde estão instalados os computadores, cujo teto é adornado por talha dourada e numerosas pinturas.

A visita a este local é obrigatória não só pelos edifícios em si, mas também pelos azulejos que ladeiam a escadaria principal; pelos Jardim de Santa Bárbara (edifício mais antigo, e que data do final da Idade Média); pelos edifícios voltados para o Praça do Município, em estilo barroco, e foram consumidas por um incêndio em 1866, e que foram reconstruídos nas décadas de 1920 e 1930.