Museu do Vinho de Alcobaça

A maior coleção nacional vitivinícola em contexto museológico reside em Alcobaça. Encontramos na antiga Adega do Olival Fechado, o mais genuíno e rico espaço dedicado ao tema do vinho em Portugal.

Considerado por muitos como o "Santuário do vinho português", é um espaço aconselhado a todos os amantes e curiosos.

Apenas neste espaço podemos encontrar peças como os magníficos e elucidativos quadros informativos e estatísticos datados do período do Estado Novo. Estamos perante um espólio que ultrapassa as 10.000 peças, resultado da ação e visão do seu fundador, Manuel Augusto Paixão Marques que, ao longe de décadas, foi reunindo aquele que se revelaria como o mais completo espólio agro-industrial do Vinho.

Perca-se pelo meio das relíquias raras, como as talhas alentejanas do séc. XVII e XVIII, e pelo seu vastíssimo manancial de arqueologia industrial e etnológico do séc. XIX e XX, não esquecendo a expressão mais pura da cultura vínica.

Este museu é, na sua essência, um espaço de sensações e experiências. Afinal, em qual museu do Mundo nos é permitido vaguear por entre e dentro de depósitos que outrora albergaram o vinhos? Este mesmo, o Museu do Vinho de Alcobaça!

Saiba mais facebook.com/MuseudoVinhodeAlcobaca