MISTÉRIOS DA PASCOA | MUNICÍPIO IDANHA-A-NOVA

Por altura da Páscoa, são várias as atividades a decorrer no âmbito das celebrações Os Mistérios da Páscoa, que incluem um conjunto de manifestações de religiosidade popular ligadas ao ciclo quaresmal e pascal que se estendem pelas 17 freguesias do concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Ao longo dos 90 dias, que a vão desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes, ocorrem mais de 250 manifestações de piedade popular as quais se traduzem numa riqueza cultural muito significativa.

Os Mistérios da Páscoa são um conjunto de iniciativas centenárias de cultura popular que se desenrolam por vários dias e em todo o concelho. Desde a Ceia dos Doze, reproduzindo a Última Ceia, ao Lava-Pés, procissões, encomendação das almas, a via-sacra nas ruas e representações como da Maria Madalena.

O Município de Idanha-a-Nova apresentou um pedido de inscrição dos Mistérios da Páscoa em Idanha à UNESCO. Manifestações de religiosidade popular ligadas ao ciclo quaresmal e pascal, os Mistérios da Páscoa são um excelente exemplo das melhores práticas de salvaguarda do património cultural imaterial da região.