Lagar Azeite | Proença-a-Velha

Inaugurado em Maio de 2005, está instalado no antigo lagar de Proença-a-Velha. Procura dar a conhecer a história de um dos produtos mais importantes da região, estando documentadas as várias técnicas de extracção de azeite (prensa de varas, de parafuso central e prensas hidráulicas).

Antigo arraial beirão que foi recuperado, tendo em vista a criação de um espaço dedicado à história do azeite. Aqui poderá ver um lagar movido a água, outro a tração animal e outro de tração mecânica. 

Instalado na periferia da aldeia, a sua estrutura é complexa devido à integração de diversas funções e equipamentos. Neste caso, para além do cabanal e das palheiras, incorpora dois lagares de azeite, um com duas prensas de vara e pio de três galgas de tração animal, e outro mecânico, com duas prensas hidráulicas. Tem ainda outros elementos mecânicos como uma prensa de parafuso central com dois enormes blocos de pedra como pesos suplementares e pio de fabrico industrial, mas de tração hidráulica. 

Uma das palheiras é uma galeria de exposição, com a síntese da problemática do azeite em Portugal; a outra é uma moderna unidade de extração de azeite.

Horário

De 3ª feira a domingo. Inverno (de outubro a março): das 9,30h às 13h e das 14h às 17,30h. Verão (de abril a setembro): das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra: 2ª feira e feriados nacionais.

Morada: Rua da Igreja nº 4 - 6060 Proença-a-Velha

Telefone: +351 277 312 012