Núcleo do Azeite | Proença-a-Velha

Inaugurado em maio de 2005, o Núcleo do Azeite, encontra-se instalado num antigo lagar de Proença-a-Velha. Este espaço, procura dar a conhecer a história de um dos produtos mais importantes da região, estando documentadas as várias técnicas de extração de azeite.

Antigo arraial beirão recuperado tendo em vista a criação de um espaço dedicado à história do azeite. Aqui poderá ver um lagar movido a água, outro a tração animal e outro de tração mecânica

Instalado na periferia da aldeia, a sua estrutura é complexa devido à integração de diversas funções e equipamentos. Além das suas valências tradicionais, possui dois lagares de azeite: um de prensas de vara e pio de tração animal, e outro, posterior, de prensas hidráulicas.

Graças ao moderno equipamento instalado em 2009, a extração de azeite voltou ao local, num processo comunitário de valorização de um dos produtos mais emblemáticos da região.

Sob orientação de Benjamim Pereira, o trabalho de musealização deste espaço passou pela integração de um lagar com prensa de parafuso central e pio de tração hidráulica, completando assim a sequência da tecnologia tradicional, cuja síntese, no plano nacional, é abordada na galeria instalada numa das grandes palheiras do complexo.

Texto adaptado de: www.cm-idanhanova.pt | www.idanha.pt

Horário

De 3ª feira a domingo das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Encerra: 2ª feira, dia de Natal, 1 de Janeiro, Feriado Municipal (terceira 2ª feira depois da Páscoa - Senhora do Almortão)

Morada: Rua da Igreja nº 4 - 6060 Proença-a-Velha

Telefone: +351 277 312 012