Festas Populares de Viseu

O mês de junho traz a Festa das Freguesias, as Marchas dos Santos Populares, as Cavalhadas de Vildemoinhos e as Cavalhadas de Teivas à cidade-jardim. 

Celebrações singulares de valorização da identidade e das tradições locais que trazem espírito, folia, cor e animação às ruas de Viseu.

Marchas dos Santos Populares

Realiza-se no mês de junho onde os santos e as tradições são celebrados. O habitual cortejo das marchas infantis, juvenis e seniores com animação, música e coreografias harmoniosa. Todos os anos decorre um concurso para eleger um tema inspirado em Viseu e nas tradições populares portuguesas, que é interpretado por todos os grupos marchantes no dia do desfile.



Cavalhadas de Teivas

Realiza-se no mês de junho, nesta festividade podemos observar um desfile de carros alegóricos, acompanhados de bombos e fanfarras, ao qual não falta a tradicional "Dança da Morgadinha", com os pares nos seus trajes coloridos.



As Cavalhadas de Vildemoinhos

Desfilam todos os anos em mês de Santos Populares, no dia de São João (24 de junho) num desfile de animação e carros alegóricos. A sua origem remonta ao ano de 1652, e constitui-se como ritual anual de agradecimento a São João.