Festas Nossa Sra. dos Remédios

Fotos de: CM Lamego

No local onde se encontra o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, o monte de Santo Estêvão, existiu outrora uma capela em honra deste Santo, construída em 1361. Já em 1568, o bispo de Lamego D. Manuel de Noronha mandou erguer a primeira capela em honra da Nossa Senhora dos Remédios.

Mais tarde, em 1750, a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, devido à degradação da capela seiscentista, mandou-a demolir e construir um Santuário que tivesse um espaço amplo, capaz acolher e atrair mais peregrinos para à cidade. 

As festas foram crescendo ao longo dos tempos até se tornarem uma das mais grandiosas do país, na qual os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita. 

A Romaria de Lamego, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, é uma das maiores de Portugal, sendo o momento mais alto desta celebração a grandiosa Procissão do Triunfo, realizada a 8 de Setembro, na qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição.  

É oferecido um programa diversificado englobando exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos de forma a atrair muitos veraneantes e foliões. Assim, durante estes dias de diversão é possível admirar a Marcha Luminosa e a Batalha das Flores, que percorrem as principais ruas da cidade engalanadas de alegria e cor.

Saiba mais aqui.