Festas Cartaginesas e Romanas

Fenícios, gregos, cartagineses e romanos, bizantinos e árabes, ao longo dos séculos deixaram seus rastos históricos na atual cidade de Cartagena.

Todos os anos no mês de setembro, Cartagena revive um momento importante da sua história, recriando um cenário vivido há 2200 anos.

As Festas Cartaginesas e Romanas recriam a Segunda Guerra Púnica, em que o general cartaginês Aníbal perde Cartagena para o general romano Cornélio Escipión.

As celebrações começam com a fundação de Qart-Hadast por Asdrúbal em 223 a. C. e terminam com a vitória romana sobre Cartagena no ano 209 a. C.

Durante dez dias de festa são recriadas e vividas - com a participação de residentes e visitantes - todos os eventos marcados durante o domínio dos cartagineses, bem como a derrota e ocupação pelos romanos.

Na segunda quinzena de setembro, os habitantes vestem-se a rigor e revivem a história de Cartagena. Na cidade produzem-se grandes desfiles que trazem à rua as vestimentas e os armamentos das tropas cartaginesas e das legiões romanas, revelando a criatividade e empenho dos grupos festeiros que elaboram as vestes e todo o cenário.

Num enorme recinto reúnem-se 50 grupos de Cartagineses e Romanos que montam o acampamento e recriam uma grande cidade com um ambiente que transporta o visitante à antiguidade.

A música, cor, pirotecnia, recreações, mercados de época, gastronomia antiga e atual, desfiles, jogos fazem parte do dia a dia desta cidade durante os festejos.

Também poderá assistir ao casamento de Aníbal com a princesa Imilce, ao oráculo da Deusa Tanit e ao desembarque da frota romana, a desfiles de tropas e legiões.

O dia mais marcante é o sábado, dia da Grande Festa, quando as tropas cartaginesas e legiões romanas marcham sobre a cidade.

Embarque nesta aventura e conheça toda a história vivida entre Cartagineses e Romanos.