Casa Museu Bissaya Barreto

Esta que é hoje uma Casa Museu foi, durante quase 50 anos, a residência particular de Fernando Bissaya Barreto(1886-1974), eminente catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, humanista e filantropo, referência maior da história da assistência e medicina social em Portugal.

Uma visita a esta Casa Museu proporciona uma aproximação aos seus espaços de intimidade e recolhimento. Oedifício e as suas particularidades arquitetónicas, o jardim e a sua estética decorativa e ornamental, o recheio mobiliário e as coleções de arte, revelam a importância que os valores da Beleza, da Ordem, da Perfeição e da Estética representaram na vida de Bissaya Barreto. Grandezas de importância que não reclamou apenas ao seu bem-estar pessoal mas que impôs à construção e ornamentação dos inúmeros estabelecimentos assistenciais, por sua ação edificados, na região centro do país

Projetada pelo arquitecto Fiel Viterbo, a construção desta ampla residência foi iniciada em 1923 e concluída em 1925. Construída em dois pisos, num estilo ecléctico com acentuadas sugestões do barroco joanino português, é coroada por um largo e muito belo torreão octogonal, elegantemente fenestrado. O conjunto da casa e jardim reflecte o gosto e a sensibilidade artística do proprietário, expressivamente marcados pelos trabalhos artísticos que a embelezam e adornam, por si encomendados às oficinas de reputados artífices e artistas da região. 

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO BISSAYA BARRETO

O Centro de Documentação possui instalações próprias integradas na Casa Museu Bissaya Barreto. Aberto ao público desde 2009, que tem como função central a reunião, conservação, tratamento e divulgação da documentação produzida por/sobre o Professor Bissaya Barreto, visando a promoção do estudo, conhecimento e divulgação da Vida e da Obra de Bissaya Barreto, bem como da Fundação por ele criada em 1958.

O Centro de Documentação Bissaya Barreto disponibiliza o arquivo pessoal de Bissaya Barreto, bem como algumas séries documentais da Fundação Bissaya Barreto, fontes imprescindíveis para o estudo da Vida e da Obra de Bissaya Barreto e do seu legado, cujos instrumentos de descrição arquivística pode consultar a partir daqui: arquivo pessoal de Bissaya Barreto e séries documentais da FBB disponíveis para consulta. 

O acervo bibliográfico conta com mais de 6500 monografias versando, entre outros, sobre temáticas relacionadas com a História da Saúde, Medicina e Assistência, Higiene, Puericultura e Pedagogia, História de Portugal (República e Estado Novo), entre outras. A este acervo acrescem ainda mais de 400 títulos de publicações periódicas de Medicina. Destaca-se ainda todo o relevante conjunto de obras em que Bissaya Barreto é autor e toda a bibliografia passiva publicada sobre o Homem e a sua Obra.

Horário de Abertura

Maio a Setembro: Terça a sexta-feira das 11h às 13h, e das 15h às 18h; Sábados e Domingos das 15h às 18h.

Outubro a Abril: Terça a sexta-feira das 11h às 13h, e das 15h às 18h 

*Encerra à segunda-feira e dias feriados.