Capela de São Geraldo da Sé de Braga

A Capela de São Geraldo faz parte das quatro capelas que se encontram junto à Sé de Braga, aqui se encontra sepultado o padroeiro de Braga São Geraldo (que foi arcebispo de Braga e que faleceu em 1108).

A Capela original foi construída no século XII, com invocação a São Nicolau de Mira por quem Dom Geraldo tinha especial devoção. Da capela original só resta a estrutura das paredes.

No século XV, o Arcebispo D. Fernando da Guerra, após D. Geraldo ter sido canonizado (são-lhe atribuídos vários milagres na zona de Braga, dedicou-lhe a Capela e os seus restos mortais foram sepultados no retábulo principal. A capela foi alvo, ao longo dos séculos, de diversos restauros. É decorada em talha barroca e os azulejos das paredes laterais narram cenas de vida do santo padroeiro.

Esta capela apresenta planta longitudinal, sendo formada por dois corpos retangulares anexados. A primeira parte, a entrada, é formada por um pequeno átrio aberto com oito colunas, seguindo-lhe a segunda parte de uma só nave.